As categorias de base do Pulo do Gato Futsal/Sanasa fizeram seus primeiros confrontos pelas oitavas de final do Campeonato Metropolitano Ouro nesse sábado, 21, em São Paulo, no ginásio da Federação Paulista de Futebol de Salão.
Em uma tarde de jogos equilibrados e emocionantes, o Pulo conseguiu empatou nas categorias Sub-14, 16 e 17 contra Taboão da Serra, Magnus e São Caetano, respectivamente. A categoria Sub-10 foi derrotada pelo Internacional de Regatas, de Santos.
Sub-14 Pulo do Gato x Taboao da Serra
O jogo começou com Taboão abrindo o placar em jogada ensaiada depois de falta cometida pelo Pulo.
Em seguida, Neto desarmou bem o ataque adversário, passou para Lucca e o empate quase veio. Atrás do placar, o aurinegro tentava sair para o jogo e equilibrou a partida.
Em jogada ensaiada, Lucas Muraro finalizou bem. A bola desviou na zaga e saiu em escanteio.
Minutos depois, o Pulo do Gato deixou tudo igual quando Mica antecipou o adversário, roubou a bola e finalizou no canto, sem chances para o goleiro.
Com o empate, Taboão tentou sair mais para buscar o gol, porém, na melhor chance dos adversários, Bigon fez ótima defesa. Na sequência, João Victor aproveitou rebote do escanteio e mandou uma bomba indefensável para virar a partida.
Apesar do gol, não deu tempo para comemorar. Antes do intervalo, Taboão conseguiu o empate em uma finalização de longa distância.
A etapa complementar começou acelerada. Logo na saída de bola, Lucas finalizou e quase fez o terceiro do Pulo. O ataque não ficou sem resposta, e a equipe de Taboão obrigou Megetto a fazer boa defesa.
Aos cinco minutos, em uma bela jogada, a bola sobrou para Lucas que finalizou bem e marcou o terceiro para o Pulo.
Em vantagem no marcador, o Gato Campineiro se dedicou a marcar forte o adversário e controlar a partida, buscando sair rapidamente nos contra-ataques.
A três minutos do final, o Pulo quase aumentou com João Victor que finalizou na trave. No lance seguinte, Megetto salvou o aurinegro. Porém, em uma bola confusa, Taboão marcou o terceiro.
Quando restava um minuto, o Pulo quase marcou duas vezes. A primeira com Mica e a segunda com João Victor, mas já não dava tempo para mais nada. Fim de jogo 3 a 3.
Sub-10 Pulo do Gato x Internacional Regatas
O Pulo do Gato começou a partida pressionando a equipe da Baixada Santista. Com menos de dois minutos, Pedro e Diogo finalizaram com perigo.
Com o passar do tempo, o Inter equilibrou o jogo, mas sem levar muito perigo ao gol aurinegro. Já o Pulo voltou a assustar o adversário em falta batida pelo capitão Diogo. Lucas Satim também quase abriu o placar quando fez bem o pivô, ganhou da marcação e arrematou no alto.
Mesmo assim, quem saiu na frente foi o Inter. Em um chute da intermediária, o goleiro gatense defendeu bem, mas no rebote os adversários marcaram seu tento. A 30 segundos do intervalo, depois de um lançamento do goleiro, o Inter ainda aumentou a vantagem.
O Pulo voltou para a segunda etapa no ataque. Em uma sequência de escanteios, Diogo bateu para dentro da área com perigo, mas nenhum garoto do aurinegro chegou para completar.
Aos 4 minutos, Pedro finalizou forte e a bola por pouco não entrou. No lance seguinte, Diogo cobrou falta na trave.
Apesar de sufocar o adversário, o Pulo, em um erro de saída de bola, sofreu o terceiro gol no jogo. A equipe aurinegra sentiu e ainda sofreu o quarto.
Mesmo com muita entrega e garra dentro de quadra, a molecada gatense não conseguiu marcar e acabou derrotada por 4 a 0.
Sub-16 Pulo do Gato x Magnus
No primeiro lance do jogo, o Pulo quase abriu o placar depois de rápida troca de passes que Vitinho finalizou prensado na trave. Segundos depois, Yuri arriscou de longe e a bola foi à esquerda do goleiro.
Depois, em jogada ensaiada de falta, o Pulo mandou sua segunda bola na trave, com Yuri. Tudo isso com menos de três minutos jogados.
Aos 7, Ryan lançou Renan. O pivô gatense emendou de primeira e assustou o goleiro sorocabano. No lance seguinte, Yuri recebeu cobrança de escanteio, balançou na frente do marcador e finalizou sem chances para o goleiro. 1 a 0 Pulo.
Mesmo com a vantagem, o Pulo cedeu o gol de empate aos 10. Na saída de bola, Ricardinho tabelou com Yuri e só tirou do goleiro para recolocar o aurinegro em vantagem no marcador.
Antes do intervalo, Yuri deu chapéu no adversário e foi travado na hora do chute. No rebote, Cabral mandou uma bomba e quase fez o terceiro.
Na volta da etapa complementar, o time do Magnus saiu para o jogo. Com dois minutos, os adversários chegaram ao empate em uma finalização forte. O resultado deixou o jogo nervoso e com chances para os dois lados.
Aos 10 minutos, o time de Sorocaba quase virou a partida.
Em jogada de falta ensaiada, Yuri deu belo passe para Vitinho, mas ele não conseguiu mandar para as redes. No contra-ataque, o Magnus virou a partida.
Na saída de bola, Cabral sofreu falta. Yuri mandou uma pancada e igualou o marcador. Com o empate o Pulo voltou a mandar no jogo e Yuri, pela terceira vez marcou. 4 a 3 para o aurinegro.
Restando três minutos, o Magnus teve forças para buscar o empate em uma bola batida para dentro da área.
A menos de 50 segundos, Yuri arrancou do campo defensivo e bateu na saída do goleiro. A bola caprichosamente bateu na trave. Sem tempo para mais nada, o jogo terminou empatado em 4 a 4.
Sub-17 Pulo do Gato x São Caetano Futsal
No Sub-17 a partida começou equilibrada e com as equipes buscando envolver uma a outra na troca de passes, mas sem muitas chances de gol. Na primeira, Kojima deu belo passe para Erminho que tentou encobrir o goleiro, mas mandou para fora.
Aos 6, Thiago bateu de longe, o goleiro de São Caetano deu rebote e Guilherme tentou o gol, mas a bola subiu muito.
Aos 10, o Pulo encaixou belo contra-ataque e Kojima serviu Erminho que tentou tirar, mas o goleiro adversário fez bela defesa. Em seguida, o time do ABC chegou duas vezes e Altenir fez grandes defesas.
O primeiro gol do jogo foi do São Caetano, que abriu o placar aos 15, em uma rápida troca de passes e cavada sobre o goleiro gatense que nada pôde fazer.
O primeiro tempo terminou com a vantagem de 1 a 0 para o time do ABC.
A segunda etapa começou com o São Caetano logo obrigando Altenir a trabalhar. Aos poucos, o Pulo foi equilibrando a partida. Em uma bola batida cruzada por Kojima, Thiago por pouco não deixou tudo igual.
Aos 6, Thiago finalizou no peito do goleiro, e no rebote Erminho tentou, mas sem sucesso. Dois minutos depois, Altenir defendeu chute à queima roupa e no contra-ataque o Pulo quase empatou.
Aos 13, Guilherme fez boa jogada individual, mas quando finalizou o goleiro fez boa defesa.
Na sequência, André tentou outra finalização, novamente defendida.
A essa altura do jogo, o Pulo tinha total domínio das ações, mas não conseguia o empate por detalhes. Nas bolas em que o São Caetano conseguia contra atacar, Altenir fez boas defesas.
De tanto insistir, o Pulo conseguiu o empate aos 17, depois que Erminho tabelou com Kojima e bateu sem chances para o goleiro adversário.
Mesmo pressionando durante toda a segunda etapa, o Pulo não conseguiu virar a partida. Com o empate, a equipe precisa de uma vitória simples no segundo jogo. Caso haja novo empate no tempo normal, a garotada aurinegra precisará vencer a prorrogação para avançar na competição.
Os próximos jogos acontecerão no domingo, 29, em São Paulo, no ginásio Presidente Ciro 1. Para avançar às quartas de final, a categoria Sub-10 precisa vencer seu jogo no tempo normal e na prorrogação. Ao Sub-14 basta uma vitória no tempo normal. Em caso de empate, o time tem a vantagem de também poder empatar na prorrogação. Pelo Sub-16, a garotada aurinegra precisa vencer a partida no tempo normal. Em caso de empate, o Pulo precisa vencer a prorrogação para avançar, situação idêntica à da categoria Sub-17.
O Pulo do Gato Futsal/Sanasa conta com os patrocínios da Umbro, SANASA, Mundo Verde, CPN Engenharia, Cunzolo Locadora de Guindastes,GS+AD Arquitetura, CDE, e FIEC. Com o apoio das Faculdades Anhanguera Educacional, Academias Iron Company, Academia Golden Life e Academia Hammer Sports.
Com informações: Rafael Del Giudice/Agência Pulo ?
Fotos: André Montejano/Agência Pulo